Todos queremos ter um conteúdo viral e quando isso acontece: jackpot!! Viralizar um conteúdo não é tarefa fácil e ao contrário do que muitos pensam não é algo garantido. Não podemos ter a certeza de que um conteúdo vai-se tornar viral. Não existe uma fórmula mágica para tornar o teu conteúdo viral mas existe um conjuntos de elementos que explorados e utilizados na medida certa podem ajudar o teu conteúdo a ser mais partilhado. Acreditamos que a viralidade é fruto de uma mistura bem adequada e coerente de vários elementos condicionados por uma série de potenciadores. E é precisamente estudando e explorando esses elementos e esses potenciadores que chegamos a uma fórmula não mágica que ajuda a viralizar o conteúdo. Fórmula Não Mágica da viralidade Viralidade = LO + FP + DC + SI + OE + AR (Potenciadores) LO - Líder de opinião FP - Facilidade de Partilha DC - Duração curta SI - Surpresa impactante OE - Otimização de elementos chave AR - Abertura para remix Não podemos afirmar que essa fórmula garante um conteúdo viral, não é assim que funciona. Mas a utilização deste elementos da forma doseada e direcionada pelo teu conteúdo e pelo teu objetivo pode levar o conteúdo à viralidade. Cada um desses elementos apresentados na fórmula tem as suas particularidades e o seu papel fundamental e é estudando e explorando esses elementos que conseguimos aplica-los aos nossos conteúdos na expectativa de os tornar virais. O que significa cada um desses elementos e como podemos utiliza-los na criação do nosso conteúdo? Líderes de Opinião Os Líderes de Opinião Alvo são apaixonados, experts, comunicadores, influenciadores, seguidores ou fãs de uma marca ou empresa que fazem parte do público alvo. São para eles que devemos apontar o nosso conteúdo para viralizar uma mensagem. Todos sabemos que é preciso uma quantidade mínima de pessoas para viralizar uma mensagem mas de nada nos serve quando essas pessoas são atraídas através de obrigações ou através de um e-mail marketing massivo. Acabamos por ter pessoas pouco ou nada interessadas no conteúdo. Precisamos ter pessoas envolvidas com o conteúdos, pessoas que gostem da mensagem, pois são essas as pessoas que, com imensa vontade, vão passar a mensagem e faze-la crescer exponencialmente. Facilidade de Partilha Facilitar a partilha é o mesmo que facilitar uma compra. Quando vamos a uma loja (física ou online) comprar algo, se a pessoa que nos atende é simpática, se podemos pagar com qualquer cartão ou com dinheiro, temos um desconto e ainda nos entregam o produto em casa, a compra flui de forma fácil e prazerosa, sem dificuldades. O mesmo acontece com a partilha do conteúdo. Se podemos partilhar o video ou a imagem com apenas um click, a partilha é muito mais fácil e por isso mais imediata. Duração curta Existem muitas controvérsias sobre o tamanho do conteúdo principalmente quando se trata de videos. Há profissionais de marketing que defendem que um video deve ser curto outros defendem que a duração não é relevante. Naturalmente cada caso é um caso, há conteúdos que precisam de ser longos para conseguir passar a mensagem na íntegra e há situações de videos longos que se tornam virais, mas de uma forma geral acreditamos que videos mais curtos, entre 30 a 60 segundos ou até menos, têm mais chances de viralizar. Surpresa Impactante O fator surpresa é crucial. Num universo de tanta e tão variada informação, é muito importante que o conteúdo seja relevante, diferente e cause impacto nas pessoas, fazendo-as parar e ver ou ler o teu conteúdo. É importante que a mensagem se destaque no meio de tantas outras, seja através de uma imagem incrível, de um assunto pertinente ou de um acontecimento inédito, o importante é chamar a atenção da pessoas, atraí-las para a nossa mensagem e provocar o sentimento de partilha, de ter que mostrar aquela novidade a outras pessoas. Uma dica interessante é deixar a surpresa para o final da mensagem, pois é no final que a pessoa toma a decisão de partilhar ou não a mensagem. Otimização de elementos chave Melhorar e otimizar alguns elementos chaves como os títulos (ser preciso e utilizar palavras-chave), os thumbnails (escolher a melhor imagem do video para aparecer na miniatura), as Tags (incluir etiquetas relacionadas com o conteúdo) e os comentários (tentar que se tenha conversas a cerca do conteúdo) podem fazer a diferença na hora de entregar o conteúdo às pessoas certas. Abertura para Remix A abertura para remixar é dar oportunidade às pessoas de modificar, descarregar, parodiar/gozar com o conteúdo. Dessa forma, essas modificações ou paródias convertem-se em novos virais de grande repercussão levando o conteúdo mais adiante e conseguindo uma maior viralidade. Estes elementos são condicionados por uma série de potenciadores. Aqui deves decidir em que quantidade deves incluir estes potenciadores, dependendo dos teus objetivos, do teu público, do teu cliente e de ti mesmo. Os potenciadores não são essenciais, são variáveis que vão potenciar cada elemento da fórmula da viralidade que falamos anteriormente. Cada potenciador tem o seu papel fundamental no que toca a dar mais força aos elementos da viralidade: 1. Ausência de marca Ainda que existam excepções, um conteúdo não comercial, de caráter mais caseiro e talvez até amador, viraliza mais rápido e melhor do que um conteúdo com “cara de anúncio”. Por isso na altura de produzir um conteúdo pode ser interessante pensar um pouco diferente e seguir outros caminhos para passar a mensagem. 2. Incentivo ao compartilhamento Incentivar a ação (o compartilhamento) através de sorteios, sistema de pontos ou promoções trará sem dúvida melhores resultados. Mas tem atenção à forma como se incentiva porque rapidamente pode soar a campanha promocional. 3. Música ou melodia Inclui uma música que dê vontade de ouvir outra vez, de repetir, uma música que seja curiosa, apelativa e cativante, que fica na cabeça. 4. Mediatismo Se existe algum assunto que esteja a ser muito falado no momento, não tenhas dúvidas, associa-o ao teu conteúdo. Pode ser um bom ponto de partida para gerar buzz à volta do teu conteúdo e consequentemente torna-lo viral. 5. Personalização A personalização pode ser usada para aumentar a viralidade de um conteúdo uma vez que causa surpresa e confere protagonismo à pessoa que interage o conteúdo. Um video que pode ser personalizado sempre causará mais ruído do que um que não permite personalização. 6. Séries Se a temática do conteúdo permite e se for pertinente, é interessante criar uma série de conteúdos para realimentar a viralidade. Os conteúdos podem ser lançados simultaneamente ou, no caso de se tratar de uma história com evolução, ser lançados um a um numa ordem específica. Agora que vimos mais pormenorizadamente cada um dos elementos da fórmula não mágica da viralidade e que vimos também os potenciadores, é importante voltar a ressaltar que nenhum desses elementos ou mesmo a combinação de apenas alguns elementos poderá garantir que o conteúdo se torne viral. Não existe uma fórmula mágica! Mas estes elementos, usados com peso e medida na criação do conteúdo podem ajudar e muito na viralização do conteúdo e quem sabe não te sai o jackpot! E bumm o teu próximo conteúdo viraliza :)
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