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A fórmula não mágica da Viralidade

21/9/2020

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Todos queremos ter um conteúdo viral e quando isso acontece: jackpot!!

Viralizar um conteúdo não é tarefa fácil e ao contrário do que muitos pensam não é algo garantido. Não podemos ter a certeza de que um conteúdo vai-se tornar viral.

Não existe uma fórmula mágica para tornar o teu conteúdo viral mas existe um conjuntos de elementos que explorados e utilizados na medida certa podem ajudar o teu conteúdo a ser mais partilhado.

Acreditamos que a viralidade é fruto de uma mistura bem adequada e coerente de vários elementos condicionados por uma série de potenciadores. E é precisamente estudando e explorando esses elementos e esses potenciadores que chegamos a uma fórmula não mágica que ajuda a viralizar o conteúdo.

Fórmula Não Mágica da viralidade

Viralidade = LO + FP + DC + SI + OE + AR (Potenciadores)

LO - Líder de opinião
FP - Facilidade de Partilha
DC - Duração curta
SI - Surpresa impactante
OE - Otimização de elementos chave
AR - Abertura para remix

Não podemos afirmar que essa fórmula garante um conteúdo viral, não é assim que funciona. Mas a utilização deste elementos da forma doseada e direcionada pelo teu conteúdo e pelo teu objetivo pode levar o conteúdo à viralidade.

Cada um desses elementos apresentados na fórmula  tem as suas particularidades e o seu papel fundamental e é estudando e explorando esses elementos que conseguimos aplica-los aos nossos conteúdos na expectativa de os tornar virais.


​O que significa cada um desses elementos e como podemos utiliza-los na criação do nosso conteúdo?

Líderes de Opinião

​Os Líderes de Opinião Alvo são apaixonados, experts, comunicadores, influenciadores, seguidores ou fãs de uma marca ou empresa que fazem parte do público alvo. São para eles que devemos apontar o nosso conteúdo para viralizar uma mensagem.

Todos sabemos que é preciso uma quantidade mínima de pessoas para viralizar uma mensagem mas de nada nos serve quando essas pessoas são atraídas através de obrigações ou através de um e-mail marketing massivo. Acabamos por ter pessoas pouco ou nada interessadas no conteúdo.

​Precisamos ter pessoas envolvidas com o conteúdos, pessoas que gostem da mensagem, pois são essas as pessoas que, com imensa vontade, vão passar a mensagem e faze-la crescer exponencialmente.
Facilidade de Partilha

​Facilitar a partilha é o mesmo que facilitar uma compra. Quando vamos a uma loja (física ou online) comprar algo, se a pessoa que nos atende é simpática, se podemos pagar com qualquer cartão ou com dinheiro, temos um desconto e ainda nos entregam o produto em casa, a compra flui de forma fácil e prazerosa, sem dificuldades. O mesmo acontece com a partilha do conteúdo.  Se podemos partilhar o video ou a imagem com apenas um click, a partilha é muito mais fácil e por isso mais imediata.
Duração curta

​Existem muitas controvérsias sobre o tamanho do conteúdo principalmente quando se trata de videos. Há profissionais de marketing que defendem que um video deve ser curto outros defendem que a duração não é relevante. Naturalmente cada caso é um caso, há conteúdos que precisam de ser longos para conseguir passar a mensagem na íntegra e há situações de videos longos que se tornam virais, mas de uma forma geral acreditamos que videos mais curtos, entre 30 a 60 segundos ou até menos, têm mais chances de viralizar.
Surpresa Impactante

​O fator surpresa é crucial. Num universo de tanta e tão variada informação, é muito importante que o conteúdo seja relevante, diferente e cause impacto nas pessoas, fazendo-as parar e ver ou ler o teu conteúdo. É importante que a mensagem se destaque no meio de tantas outras, seja através de uma imagem incrível, de um assunto pertinente ou de um acontecimento inédito, o importante é chamar a atenção da pessoas, atraí-las para a nossa mensagem e provocar o sentimento de partilha, de ter que mostrar aquela novidade a outras pessoas.

​Uma dica interessante é deixar a surpresa para o final da mensagem, pois é no final que a pessoa toma a decisão de partilhar ou não a mensagem.
Otimização de elementos chave

​Melhorar e otimizar alguns elementos chaves como os títulos (ser preciso e utilizar palavras-chave), os thumbnails (escolher a melhor imagem do video para aparecer na miniatura), as Tags (incluir etiquetas relacionadas com o conteúdo) e os comentários (tentar que se tenha conversas a cerca do conteúdo) podem fazer a diferença na hora de entregar o conteúdo às pessoas certas.

Abertura para Remix

A abertura para remixar é dar oportunidade às pessoas de modificar, descarregar, parodiar/gozar com o conteúdo. Dessa forma, essas modificações ou paródias convertem-se em novos virais de grande repercussão levando o conteúdo mais adiante e conseguindo uma maior viralidade.

​Estes elementos são condicionados por uma série de potenciadores. Aqui deves decidir em que quantidade deves incluir estes potenciadores, dependendo dos teus objetivos, do teu público, do teu cliente e de ti mesmo. Os potenciadores não são essenciais, são variáveis que vão potenciar cada elemento da fórmula da viralidade que falamos anteriormente.

Cada potenciador tem o seu papel fundamental no que toca a dar mais força aos elementos da viralidade:

1. Ausência de marca

Ainda que existam excepções, um conteúdo não comercial, de caráter mais caseiro e talvez até amador, viraliza mais rápido e melhor do que um conteúdo com “cara de anúncio”.
Por isso na altura de produzir um conteúdo pode ser interessante pensar um pouco diferente e seguir outros caminhos para passar a mensagem.

2. Incentivo ao compartilhamento

Incentivar a ação (o compartilhamento) através de sorteios, sistema de pontos ou promoções trará sem dúvida melhores resultados.
Mas tem atenção à forma como se incentiva porque rapidamente pode soar a campanha promocional.

3. Música ou melodia

Inclui uma música que dê vontade de ouvir outra vez, de repetir, uma música que seja curiosa, apelativa e cativante, que fica na cabeça.

4. Mediatismo

Se existe algum assunto que esteja a ser muito falado no momento, não tenhas dúvidas, associa-o ao teu conteúdo. Pode ser um bom ponto de partida para gerar buzz à volta do teu conteúdo e consequentemente torna-lo viral.

5. Personalização

A personalização pode ser usada para aumentar a viralidade de um conteúdo uma vez que causa surpresa e confere protagonismo à pessoa que interage o conteúdo. Um video que pode ser personalizado sempre causará mais ruído do que um que não permite personalização.

​6. Séries

Se a temática do conteúdo permite e se for pertinente, é interessante criar uma série de conteúdos para realimentar a viralidade.
Os conteúdos podem ser lançados simultaneamente ou, no caso de se tratar de uma história com evolução, ser lançados um a um numa ordem específica.
Agora que vimos mais pormenorizadamente cada um dos elementos da fórmula não mágica da viralidade e que vimos também os potenciadores, é importante voltar a ressaltar que nenhum desses elementos ou mesmo a combinação de apenas alguns elementos poderá garantir que o conteúdo se torne viral. Não existe uma fórmula mágica! Mas estes elementos, usados com peso e medida na criação do conteúdo podem ajudar e muito na viralização do conteúdo e quem sabe não te sai o jackpot! E bumm o teu próximo conteúdo viraliza :)
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