TwinPixel
  • Blog

KPI e Métrica - Qual é a diferença?

14/9/2020

1 Comment

 
Imagem
Entender como vamos medir o sucesso de um planeamento estratégico é o ponto crucial de um plano de marketing digital bem sucedido. No entanto devemos ficar atentos porque as métricas e os KPIs podem ser sinuosos.

Estrategicamente falando, todos queremos ter a certeza que tomamos as decisões certas baseadas nos dados. Porém, devemos estar cientes da maneira como periodizamos e medimos os dados, principalmente quando se trata de medir o nosso planeamento estratégico.

Muitos profissionais de marketing usam os termos KPI e métricas de forma permutável, como se se tratasse da mesma coisa mas isso não é totalmente verdadeiro. Existe uma diferença entre KPI e Métrica e é importante entender essa diferença para ser eficaz na medição do planeamento estratégico.

KPIs e Métricas são muitas vezes confundidos, mas vamos esclarecer quais são as diferenças.

Comecemos pelas definições básicas.
​

O que é uma métrica?

​Na sua forma mais simples, uma métrica nada mais é do que uma medida que tu registas para rastrear algum aspecto de tua atividade comercial e medir o sucesso ou fracasso do desempenho dessa atividade.

As métricas são quantificáveis, elas permitem que indiques especificamente os teus resultados e mostre o desempenho das atividades reais em relação a um objetivo definido.

Alguns exemplos de métricas são:


  • Visitantes únicos
  • Taxa de Rejeição
  • Nº de vezes que um material foi baixado
  • Tráfego orgânico no site
​
O que é um KPI?

​Os KPIs (key Performance Indicators) são também medidas. Tal como as métricas, os KPIs devem ser bem definidos e também são quantificáveis. A diferença é que essas medidas estão intrinsecamente ligadas a um objetivo específico do planeamento estratégico do negócio e reflete como o negócio está (ou não) a ser bem sucedido no alcance desse objetivo.

Os KPIs tentam explicar matematicamente o sucesso com que os objetivos de negócio estão a ser alcançados. Ou seja, um KPI está sempre ligado aos objetivos do plano estratégico e são definidos para medir o sucesso desse objetivo.

Alguns exemplos de KPIs são:
  • Aumentar as vendas a novos clientes em 15% em 2020
  • Aumentar a permanência do usuário no site por mais 5 minutos em 2019
  • Atingir 5.000 assinantes de newsletter no primeiro trimestre de 2019
​
Então qual é a diferença entre métrica e KPI?

Como vimos anteriormente, as métricas refletem o comportamento dos visitantes no site enquanto que os KPIs refletem o desempenho do negócio em si.

Portanto métricas são informação e os KPIs são resultados. As métricas são tácticas, e reflectem o sucesso de uma acção, enquanto que os KPIs são estratégicos, e reflectem os objetivos do negócio e consequentemente mostram se esses objetivos estão sendo alcançados ou não.


Quando compreendemos isso, a diferença entre métrica e KPIs torna-se muito clara.
​

Relação entre KPI e Métrica

Todo KPI é uma métrica mas nem toda métrica é um KPI.


A relação entre KPI e métrica é muito simples: as métricas suportam os KPIs e os KPIs por sua vez apoiam toda a estratégia de negócio.

Portanto reconhecer a diferença entre métrica e KPI é imprescindível para a definição das métricas correctas e da criação dos KPIs adequados quando queremos medir os nossos objetivos de negócio.
1 Comment
Tennessee Home Designer link
27/1/2023 04:45:25 am

Hi thanks for posting thhis

Reply



Leave a Reply.

Acelere o crescimento do seu negócio
​Garanta mais rapidez de execução para as suas campanhas, mais envolvimento com o seu público e maior volume de negócios para a sua marca.
Atendimento WhatsApp
Política de privacidade
© All Rights reserved to Twin Pixel, Lda. 
  • Blog